NÓ DE CACHORRO

Na construção civil, o termo “nó de cachorro”, refere-se popularmente a um tipo de dobra realizada no aço do concreto armado, que tem por finalidade promover uma mudança indireta no direcionamento de uma barra de aço contínua, na forma de um nó (quadrado ou circular). O nó de cachorro evita um efeito chamado “empuxo no Leia mais sobreNÓ DE CACHORRO[…]

Fundações – Parte 02

Fundações Superficiais ( rasas ou diretas ) – parte 01

Dando sequencia ao assunto de fundações, nesse post serão abordados a primeira parte sobre Fundações Superficiais.

Na NBR 6122 as fundações superficiais são definidas como elementos de fundação em que a carga é transmitida para o terreno, principalmente, pelas pressões distribuídas sob a base da fundação. Além disso, esse elemento possui profundidade de assentamento em relação ao terreno inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação e essa menor dimensão não pode ser inferior a 60 cm. A NBR 6122 define ainda que quando a fundação rasa for realizada próxima a divisa com terrenos vizinhos, a profundidade do elemento não pode ser menor do que 1,5 m, salvo quando for assente sobre rocha.

[…]

Fundações – Parte 01

O que são Fundações?

Fundações são elementos que têm por finalidade transmitir as cargas de uma edificação para as camadas resistentes do solo sem provocar ruptura do terreno de fundação.

Comumente chamadas de alicerce. A escolha do tipo de fundação a ser utilizado em uma edificação será em função da intensidade da carga e da profundidade da camada resistente do solo.

Com base nessas duas informações, escolhe-se a opção que for mais barata, que tenha um prazo de execução menor e que atenda todas as normas de segurança.

A norma NBR 6122/1996 aponta que condições básicas devem ser observadas no projeto e execução de fundações de edifícios, pontes e demais estruturas

A imagem abaixo exemplifica de forma rápida algum dos tipos mais comumente utilizados.

[…]

Barreira de Maeslant – Holanda

A Holanda, país europeu também conhecido como Países Baixos é, geograficamente, o um país de baixa altitude, com cerca de 27% de sua área e 60% de sua população situados abaixo do nível do mar. É um dos países com melhor qualidade de vida do mundo, fator pelo qual possui um dos melhores IDH do mundo,segmentado em sua forte política de assistência social e direitos considerados essenciais, como educação, saúde e segurança de qualidade, garantidos em nível máximo a seus habitantes. Mas, além de toda essa potência no IDH, podemos dizer que, por causa da sua dificuldade com o nível do mar, é um dos países com a engenharia mais desenvolvida do mundo! E a Barreira de Maeslant é um exemplo claro disso.

[…]

Canal do Panamá

Em 1903, o Panamá e os Estados Unidos assinaram um tratado no qual os EUA se comprometeram a construir uma passagem que ligasse os oceanos Atlântico e Pacífico. Em 1914, foi inaugurado o Canal do Panamá, um dos maiores e mais desafiadores projetos de engenharia de todos os tempos. Com 82 quilômetros de extensão, o Canal reduziu muito o tempo de viagem marítimas internacionais, já que antes era necessário passar pelo cabo Horn — um caminho adicional de 13 mil quilômetros com péssimas condições de navegação.

[…]

Classificação dos Solos segundo o tamanho dos Grãos

Solos, vem do latim “solum”, que significa superfície do chão. São formados pela decomposição das rochas e sua evolução depende do clima, da rocha de origem, do relevo, do tempo e até mesmo dos micro-organismos.

O tamanho das partículas é uma das características do solo. Cada solo é constituído por uma variedade de partículas com diferentes tamanhos, formas e composição mineralógica. A ABNT estabelece faixas de graduação para diferenciar as frações de solo. Observe a tabela a seguir.

[…]

Concreto Armado

Concreto armado é um tipo de estrutura que utiliza armações feitas com barras de aço. Essas ferragens são utilizadas devido à baixa resistência aos esforços de tração do concreto, que tem alta resistência à compressão.

Em uma estrutura de concreto armado, o uso de aço em vigas e pilares torna-se indispensável e o dimensionamento precisa ser bem calculado seguindo as normas vigentes dos órgãos reguladores.

[…]

Habite-se?

Você, futuro morador de um apartamento novo, já deve ter ouvido muito falar de um documento que dependemos diretamente para a entrega do imóvel depois de construído, o Habite-se. Mas afinal, você sabe o que é o Habite-se?

É um documento, emitido pela prefeitura local, atestando que o imóvel foi construído seguindo as exigências da legislação municipal onde o empreendimento está localizado. Enfim, é uma certidão que aprova o imóvel como “pronto para ser habitado”.

[…]

Retrofit

Surgido na Europa e Estados Unidos, o conceito de “Retrofit”, significa “colocar o antigo em forma” (retro do latim “movimentar-se para trás” e fit do inglês, adaptação, ajuste), termo cada vez mais ouvido no mercado de construção civil, aplicado ao processo de revitalização de edifícios. Mais do que uma simples reforma, ele envolve uma série de ações de modernização e readequação de instalações. O objetivo é preservar o que há de bom na construção existente, adequá-la às exigências atuais e, ainda, estender a sua vida útil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A necessidade surge quando uma instalação chega ao fim de sua vida útil, quando os custos de operação e manutenção se elevam consideravelmente. O momento do retrofit é uma oportunidade de corrigir distorções que são criadas e acumuladas ao longo do tempo de uso e vida de uma instalação, alem de atualizar o sistema existente de acordo com as atuais normas, melhora da qualidade do ar, redução de custos operacionais, economia de energia e valorização do imóvel. Quanto mais antiga a edificação, mais caro e crítico se torna o retrofit.

[…]