Fundações – Parte 02

Fundações Superficiais ( rasas ou diretas ) – parte 01

Dando sequencia ao assunto de fundações, nesse post serão abordados a primeira parte sobre Fundações Superficiais.

Na NBR 6122 as fundações superficiais são definidas como elementos de fundação em que a carga é transmitida para o terreno, principalmente, pelas pressões distribuídas sob a base da fundação. Além disso, esse elemento possui profundidade de assentamento em relação ao terreno inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação e essa menor dimensão não pode ser inferior a 60 cm. A NBR 6122 define ainda que quando a fundação rasa for realizada próxima a divisa com terrenos vizinhos, a profundidade do elemento não pode ser menor do que 1,5 m, salvo quando for assente sobre rocha.

[…]

Fundações – Parte 01

O que são Fundações?

Fundações são elementos que têm por finalidade transmitir as cargas de uma edificação para as camadas resistentes do solo sem provocar ruptura do terreno de fundação.

Comumente chamadas de alicerce. A escolha do tipo de fundação a ser utilizado em uma edificação será em função da intensidade da carga e da profundidade da camada resistente do solo.

Com base nessas duas informações, escolhe-se a opção que for mais barata, que tenha um prazo de execução menor e que atenda todas as normas de segurança.

A norma NBR 6122/1996 aponta que condições básicas devem ser observadas no projeto e execução de fundações de edifícios, pontes e demais estruturas

A imagem abaixo exemplifica de forma rápida algum dos tipos mais comumente utilizados.

[…]