Skip to content

Pesquisa desenvolve método para avaliar propriedades de agregados leves em concretos

Pedro Henrique Garcia defendeu a dissertação “Abordagem inversa para obtenção de propriedades mecânicas de agregados em concretos leves por meio de simulação computacional”, no último dia 17 de março, na UFJF  (foto: Luiz Carlos Lima/UFJF)

O acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional, Pedro Henrique Garcia, trabalhou no desenvolvimento de um método capaz de avaliar com maior precisão as propriedades dos agregados leves em concretos. Neste sentido, o mestrando criou uma abordagem computacional inovadora, por meio da qual utilizou simulações computacionais de um ensaio tecnicamente considerado como de compressão uniaxial de corpos-de-prova. O pesquisador também acompanhou o desdobramento de uma série de códigos para encontrar uma resposta à problematização central do trabalho.

Pedro Henrique conta que o interesse pelo tema surgiu a partir de uma pergunta e de um problema real abordado pelos orientadores durante algumas reuniões. “O problema era encontrar as propriedades mecânicas de agregados leves em concretos. A hipótese era que a incógnita fazia parte de um problema inverso e uma solução seria a aplicação de uma abordagem inversa em simulações computacionais de corpos de prova de concreto.”

Segundo o pesquisador, o concreto tem sido cada vez mais estudado e, devido a algumas vantagens práticas da sua forma leve, torna-se relevante o melhor entendimento do comportamento mecânico de seus agregados, já que é a fase na qual ocorre a ruptura do material. “Assim sendo, desenvolver métodos que consigam avaliar com boa precisão as propriedades dos agregados com um reduzido custo e tempo, torna-se um diferencial e pode trazer diversos benefícios para o estudo do comportamento dos concretos utilizados nos variados tipos de obras”, afirma.

A professora orientadora, Flávia de Souza Bastos, destaca as inovações presentes no estudo. “Pesquisadores buscam uma forma de mensurar certas propriedades mecânicas de um tipo de material utilizado na composição de concretos: o agregado leve. Com a abordagem proposta no trabalho, utilizando um método simples e promissor, consegue-se inferir tais propriedades a partir de ensaios feitos com corpos-de-prova de concreto e não apenas com o agregado.”

Contatos:
Pedro Henrique Garcia (mestrando)
pedro.garcia@engenharia.ufjf.br

Prof.ª Dr.ª Flávia de Souza Bastos (orientadora)
flavia.bastos@ufjf.edu.br

Banca Examinadora:
Flávia de Souza Bastos (UFJF)
Michèle Cristina Resende Farage (UFJF)
Leonardo Goliatt da Fonseca (UFJF)
Jamile Salim Fuina (FUMEC)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *