Fundações – Parte 01

O que são Fundações?

Fundações são elementos que têm por finalidade transmitir as cargas de uma edificação para as camadas resistentes do solo sem provocar ruptura do terreno de fundação.

Comumente chamadas de alicerce. A escolha do tipo de fundação a ser utilizado em uma edificação será em função da intensidade da carga e da profundidade da camada resistente do solo.

Com base nessas duas informações, escolhe-se a opção que for mais barata, que tenha um prazo de execução menor e que atenda todas as normas de segurança.

A norma NBR 6122/1996 aponta que condições básicas devem ser observadas no projeto e execução de fundações de edifícios, pontes e demais estruturas

A imagem abaixo exemplifica de forma rápida algum dos tipos mais comumente utilizados.

Tipos de Fundações
Tipos de Fundações

Tipos de fundações

As fundações podem ser divididas em 2 grandes grupos: Fundações superficiais (ou rasas ou diretas) e fundações profundas.

Fundações superficiais (ou rasas ou diretas)

Segundo a NBR 6122/1996, as fundações superficiais são elementos de fundação em que a carga é transmitida ao terreno, predominantemente pelas pressões distribuídas sob a base da fundação.

As fundações superficiais são tipicamente projetadas com pequenas escavações no solo não sendo necessários grandes equipamentos para execução.

São tipos de fundações superficiais as sapatas (sapatas isoladas, sapatas associadas, vigas de fundação e sapatas corridas), os blocos, os radiers.

Fundações profundas


As fundações profundas são elementos que transmite a carga ao terreno pela base (resistência de ponta), por sua superfície lateral (resistência de fuste) ou por uma combinação da duas.

As fundações profundas são utilizadas geralmente em projetos grandes que precisam transmitir maiores cargas ao terreno e quando as camadas superficiais do solo são pobres ou fracas.

Incluem-se neste tipo de fundação as estacas, tubulões e caixões.

Em breve serão apresentados detalhes de cada tipo das fundações mencionadas nesse post.

Agradecimento ao Site Escola Engenharia de onde parte do texto fora baseada.: PEREIRA, Caio. Noções básicas de Fundações. Escola Engenharia, 2013. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/nocoes-basicas-de-fundacoes/. Acesso em: 28 de fevereiro de 2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *